quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entrevistando Thomé de Oliveira








Thomé de Oliveira:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15164829362143536320

----------------------------------------------------------------------------------
'Bom... Eu faço um monte de coisas que não dão em nada, e um monte de nada que dá dor de cabeça pra cacete. Ou seja, me resumo a um usuário crônico de dipirona.

Mais do que tudo, gosto de peixes e de pescarias, mas como isso é uma coisa meio besta, tentei aprender a gostar de outras coisas bestas, para, quem sabe, na soma, ter algo de bom. Me envolvi com música, montei uma banda de heavy metal, conseguimos uma boa gravadora e, depois do trabalho lançado, em 1999, achei que estava ficando velho demais para bater cabeça e longe demais das águas. Voltei-me à literatura — ou a uma tentativa. Escrevi um monte de besteiras, até que uma pequena editora se interessou por um delas, e em 2007 lançou meu romance “Até o fim do dia”. E o mar... o mar continua longe.

O cinema também me atraiu, e meti as caras em umas produçõezinhas independentes. Hoje trabalho como roteirista para o projeto Curta Química e Natureza, e já produzimos, em três anos, 23 curtas-metragens. Um deles chegou a ser indicado a um prêmio em Portugal, mas não ganhou. Este ano temos mais seis filmes a serem produzidos, mas nada disso me trouxe o mar. Então estou tentando me mudar para Cananéia, a melhor ilha do mundo, no litoral sul de São Paulo, aí eu viro besta de vez, digo, pescador.

Ah, sim! Faço revisões de livros também, mas não costumo indicar meu trabalho a ninguém. Agora, se quiserem peixes... Bem, que cada um pesque o seu."

----------------------------------------------------------------------------------

17 fev
Lillian

NORMAS PARA A ENTREVISTA

-As perguntas devem ser exclusivamente dirigidas ao entrevistado. (Ou qualquer forma de evitar conversas paralelas);

-Perguntas ofensivas ao entrevistado ou às suas convicções podem ser apagadas;

-Antes de postar uma pergunta verificar se a mesma já foi feita e/ou respondida (ou qualquer forma de evitar repetições)O entrevistado poderá responder apenas : "já respondida", podendo ainda serem apagadas;

-A entrevista terá duração definida em uma semana ou outra a critério do Ponderador;

-Objetivo é conhecer o entrevistado. Assuntos que venha a se destacar dentro desta entrevista poderão originar tópicos independentes.

Que a entrevista seja proveitosa para todos."

Críticas à moderação, postar em

-->Críticas à Moderação<--http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=16875593&tid=2509758139380694637&start=1
----------------------------------------------------------------------------------

17 fev
αηα

bom Thomé, eu compartilho com vc o mesmo clã de usuário cronico da dipirona, tbm sou fã de literatura, cinema e pescaria, acho q não do mesmo modo pois não sei por exemplo quais as melhores iscas, enfim... e já tive o prazer de estar em Cananeias (não foi mt bom é verdade mas o lugar realmente é um encanto)

mas sobre a dipirona, ela realmente é um milagre, age sobre dores diversas e tal, e uma vez uma senhorinha me disse que a razão é q é feito de uma planta q age contra o ódio q recebemos das pessoas (putz, esqueci o nome da planta ahah)

então... vc acredita nessas coisas? qual o seu signo?


17 fev
Thomé

Luizao, meu velho, não posso responder à sua primeira pergunta simplesmente por não conhecer suficientemente o Muso a ponto de julgar a sexualidade dele. Quanto à minha, é certo que sou mais. Mais o quê, quem pode responder é quem experimenta.

Não, não tenho câncer de mama. Mas tenho saco, o que responde de forma clara à sua última pergunta. Hehe!


17 fev
Thomé

ana, cê teve problemas em Cananéia? Puxa! Essa é uma situação que não consigo imaginar. Mas, é fato, lá, como em qualquer lugar, há problemas, mas o mar está lá, por todos os lados, como um ótima rota de fuga.

A dipirona... Xiiii! Não sei o nome da planta, não. Mas é interessante a visão da senhorinha. Deve estar — e está — mais ligada a crenças pessoais do que a qualquer ciência, mas quem pode dizer que qualquer crença não seja uma ciência, né?

Acredito que dê para acreditar, mas não evoluí a esse ponto ainda.

Quanto ao meu sígno: virgem.


17 fev
Bethy

Curioso, eu tenho um filho q se formou em cinema, fe estagios em 2 ou 3 produçoes e esta fazendo um filme agora na bahia.

O Outro é pescador..rs.. tem 20 anos e acabou de prestar vestibular para engenharia, nao sabendo se vai pasar disse q gostaria mesmo era de ir morar numa casa de praia e virar mesmo pescador... Sei q para ele isso seria o melhor da vida, mesmo tendo apenas 20 anos.

Para vc, ir viver nessa ilha e ser apenas pescador, isso te traria toda satisfaçao? ou vc ainda precisaria de outra atividade?


17 fev
Thomé

Bethinha, tenho cá comigo que a tudo o que faço que não seja pescar tenha alguma finalidade de me explicar besteiras da vida. Como, ao meu ver, a pescaria explica quase tudo, provavelmente eu me contentaria em apenas pescar. Mas tenho um comichão danado em conhecer os peixes, então acredito que eu continuaria a me envolver com o estudo desses bichos. Cinema e literatura, esses, talvez, eu abandonaria. Música... bem, um violãozinho no barco é tão importante quanto as iscas.

E, poxa! Que legais seus dois filhos. Se você não desperatasse interesses em meu lado homem, diria que meu lado menino gostaria de ser irmão de seus filhos. Haha!


17 fev
αηα


áff, só pra esclarecer

não, imagina, o lugar é um encanto... tive problemas com as pessoas q viajaram comigo pra lá.


17 fev
Thomé

Em tempo, me sinto lisongeado por ter sido convidado à entrevista.


Valeu, Lillian.


17 fev
ѼCarolѼ

Thomé
O pescador + sexy da comu....

Vc vem sempre aqui?^^


17 fev
LINDSAY JÚNIOR

Minhas ferias foi agora em janeiro, minha pretenção era ir em cananeias, porém deu tudo errado e não fui.

O que vc fala dessa ilha?


17 fev
Thomé

Carol, é fácil ser o pescador mais sexy da comunidade, afinal, sou o único pescador, uai! Haha!

E, não. Eu não venho sempre aqui. Prezo minha sanidade. Hahah!


17 fev
ѼCarolѼ

Agora uma pergunta séria...


Pra manter esses lindos pares de olhos azuis que tintura vc usa?

Q peixe vc prefere pescar exceto pernas-de-moça?

Ps: não fale UAI em vão.


17 fev
Sóter ॐ♥

Thomé, tem como tu contar pra galera aqui segredos de uma boa pescaria!?


17 fev
Thomé

Bem, Cananéia é uma dos maiores berços aquáticos do mundo, por isso gosto tanto de lá. Ademais, é a cidade mais velha do Brasil (dizem por lá que foi fundada, como vila, antes de São Vicente). No mais, é só natureza. Para passar férias não sei se é um bom lugar. Praia, só na Ilha Comprida, via balsa, mas a praia não é muito bonita. Há também a possibilidade de pegar um barco e ir até a Ilha do Cardoso para nadar com os Golfinhos, ou visitar a vila fantasma, ou as cachoeiras. O centro histórico da cidade é todo em estilo rústico, bem antigão e preservado.

Imprescindível é que se toma a cataia com mel de lá, e depois vá ao píer para curtir a bebedeira vendo a lua surgir por detrá da mata da Ilha Comprida.

Se julgar o horizonte curto demais, pegue um barco e vá até a Ilha do Bom Abrigo. Meia hora trilha acima e você chega ao farol abandonado, de onde o mundo parece bem maior. Mas dê um gorjeta pro único tiozionho que mora na ilha, o Pai do Bagunça. O Bagunça veio pra cá par trabalhar, mas na hora do almoço entrou em um banco vestindo uma espécie de márcara. O susto que levou pela abordagem o levou, sabiamente, de volta a Cananéia, e ele está por lá, sempre no bar na chegada da balsa à Ilha Comprida.


17 fev
Thomé

Carol, o segredo é beber para manter a parte branca dos olhos sempre vermelha. Me parece que o verde se destaca mais assim. Hahaha!

Em água doce, com material leve, gosto de pescar traíras. Com material pesado, qualquer caracídeo grande de corredeira, pela briga.

Em água salgada, gosto de pescar carapicus com varinha de mão, ou robalos no molinete.

Tá bão, não falo mais "uai", uai.


17 fev
Thomé

Sóter, veja bem, veja bem. Eu gosto de pescar, o que não significa que eu saiba pescar. Haha! Em rios e lagos até entendo um pouco, mas no mar ainda tenho muito o que aprender, no entanto, o segredo básico é saber que peixe você pretende pescar e conhecer um pouco sobre o comportamento desse peixe, assim você sabe onde o peixe está, o que serve de isca, a que horas pescar, e por aí vai.

A paciência sempre é fator fundamental, a menos que cê vá pescar em algum laguinho cheio de carás. haha! Bão, aí haja paciência para agüentar os bichos enchendo o saco.


17 fev
Valéria ****

Thomé
Vc fez algum curso ligado a sua área (cinema)?

Acha importante fazer?

O que é o projeto Curta Química e Natureza?


17 fev
Valéria ****

Ah, já ia me esquecendo????
Vc já comeu uma prejereba???

O prefere pirarucu?



Bjs!


17 fev
Thomé

Valéria, fiz um curso rápido de linguagem cinematográfica, mas a melhor escola é sempre ver filmes, o que não quer dizer que os cursos não sejam necessários. Eu não fiz mais porque sou preguiçoso. Gostaria de trabalhar com produção, mas como não me dou bem com a parafernália tecnológica, fico só nos roteiros mesmo.

Eu entrei na área meio que por cara-de-pau mesmo, mas rolou e estou bastante satisfeito por enquanto.

O projeto Curta Química e Natureza é um projeto que tranforma redações de alunos em, filmes de curta metragem. Fazemos um concurso de redação com os alunos de oitavas séries de uma determinada região, e escolhemos onze redações para virarem filmes. O tema é sempre ligado a questões de meio ambiente, e a garotada, além de ter de pensar sobre o tema e escrever, acompanha todo o processo de produção, filmagem e edição dos curtas. É mó barato, porque já tem um aluno da primeira edição que agora é funcionário da produtora.

Eu vou pegar o link da página do projeto e colar aqui.


17 fev
Thomé

Prejereba eu já comi, e pescada por mim mesmo.

Pirarucu... dizem que é bom, mas eu acho grande demais. Hahahahahah!


17 fev
Kaez Misae

Thomé...
Casado, solteiro?

Filhos?

Idade?


17 fev
Thomé

KAEZ, noivo, tenho um filho de sete anos e meio, e eu tenho trinta e quatro.


17 fev
Valéria ****

Thomé
Obrigada pelas respostas e pelo link.

E aí? Alguma história de pescaria (não de pescador) que tenha sido especial e que vale a pena ser contada aqui?


17 fev
Kaez Misae

Nossa é um pitéuzinho!


17 fev
Mens. Obscuro

Thomé.
Aí cara, no seu trabalho dá muito pacu? KKKK!


17 fev
Thomé

Por nada, Valéria.

Bem, os peixes grandes sempre escapam, né? Mas os morcegos, não. Certa vez, em Bertioga, fiz o arremesso e peguei um morcego. Haha! É verdade!

História ruim: meu joelho esquerda não vale uma codorna morta. Fui pescar escondido em um lago proibido, caí na comporta e quebrei o joelho. Nunca mais será o mesmo.


17 fev
Thomé

KAEZ, isso é bom ou ruim? Hahah!


17 fev
Thomé

Neutrus, qualquer um que minha noiva compre. Se ela não comprar, é só sabonete mesmo.


17 fev
Thomé

Mens., pacu dá em qualquer trabalho, né? Haha!


17 fev
ѼCarolѼ

Seja sincero
Tú costuma sempre tah fedendo a peixe???


17 fev
Thomé

Sempre, não, Carol, porque pesco menos do que eu gostaria. Mas meu carro, neste exato momento, tá com um cheiro de peixe dos diabos, viu?


17 fev
Lillian

Thomé, muito nos honra tê-lo como entrevistado e forista da MP&E.

Saudações


17 fev
Hugo Brasil

Thomé.
...
Sei que você escreve.

Li, em algum tópico, que você foi premiado.

Como ler o texto premiado?

Existe algum lugar em que ele esteja disponibilizado?


17 fev
Thomé

Hugo, rapaaaz, ainda bem que cê me lembrou disso. Tenho de ver com o pessoal lá se pretendem fazer algum coisa com meu texto ou se tenho liberdade para divulgá-lo.

De qualquer forma, não há lei que proíba que eu passe particularmente aos amigos.

Se quiser, me passe seu e-mail (pode ser por depoimento), e eu mando o texto procê. É curtinho, tem duas páginas e meia.


17 fev
Thomé

Muito obrigado de novo, Lillian.


17 fev
Key of Diamonds

Thomé
Com todo o respeito, nunca vi o seu saco. Isso é intriga do Luizao.

Vi a matéria sobre o projeto "Curta Química e Natureza" e achei bacana.

Apesar de você ter dito que não entende bem a parafernália do cinema, afirma que gostaria de produzir filmes.

Perguntas:

1. Por que não pensa em fazer faculdade de Cinema? E se pensa, por que não faz?

2. Você se acha só mais um rostinho bonito que deu sorte ou acredita que tem talento?

3. Qual é mesmo a sua profissão? (a que te sustenta)

Obrigada por responder...


17 fev
Hugo Brasil

Quero lêr.
...
Mande para:

hugobrax@gmail.com

Se for ruim, vou falar um monte. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


17 fev
Thomé

Key, o Luizão é a intriga. Haha!

Bem, não penso em fazer faculdade de cinema porque, apesar de achar útil, não acho fundamental. Sobre a parafernália eu aprenderia se botasse a mão na massa nas produções. Mas, não sei, acho que é necessário um feeling que eu não possuo.

Rostinho bonito eu não tenho (pelo menos não um utilizável. Haha!). Sorte, bem, essa vem atrelada ao talento que também não possuo, fato esse que me obrigou a enfiar a cara e fazer mesmo sem saber direito o que estava fazendo. A sorte apareceu quando eu convenci alguém de que sabia o que estava fazendo.

Profissão... Não sei se tenho segurança para dizer que possuo alguma, mas me sustento escrevendo roteiros, revisando livros e vendendo um livro de vez em quando.


17 fev
Thomé

Já tá lá, Hugo.

Mas... ó... se for mais ou menos, me dá uma forcinha, vai. Hahah!


17 fev
Kaez Misae

Tú é pescador?


17 fev
Thomé

KAEZ, eu gosto de pescar. É bem diferente.


17 fev
Longo

Tu é mentiroso como dizem ser os pescadores?


17 fev
Thomé

Longo, eu pego peixes tão grandes que nem preciso mentir sobre o tamanho deles. Hahah!


17 fev
Hugo Brasil

Mentiu.
...
Ou tá pescando peixe-espada.

rsrsrsrsrsrrsrsrrsrsr

(Não resisti, perco o amigo, mas não perco a piada.)

kkkkkkkkkkkkkkkkk


17 fev
Thomé

Hugo, peixe-espada eu uso como isca. Hahahahahah!


17 fev
Sergio

Thomé..
Vc já chegou a enfornar um robalo?



17 fev
Celia
Thomé, sobre roteiros... Algum em andamento? Pensa em escrever algum roteiro pra longametragem?


17 fev
Thomé

Sérgio, gosto mesmo é de peixe cru. Hehe!


17 fev
Thomé

Neutrus, minha noiva é mulher, mas jamais será minha mulher. Pretendo-a minha noiva mesmo depois de nos casarmos.

Se ele não comprar... Xi! Eu não compro, não. E não compro porque julgo que o sabonete faz melhor efeito. O cabelo fica mais duro e não cai nos olhos. Haha!


17 fev
Thomé

Celia, terminei um ontem, mas para um edital. Dentro de três meses terei que escrever seis deles em quinze dias, tô na dapendência do andamento do projeto.

Sobre longas-metragens... Poxa! É claro que quero escrever um! Já houve uma proposta de uma produtora, mas eles querem testar a parceria mediante um curta antes. Se rolar legal a gente mete bronca. Mas isso, por hora, são só conversas, e estas acontecem aos montes, né?


18 fev
Sóter ॐ♥

Aí, queria saber algumas coisas sobre seu estilo literário já q to lendo uma obra foda sua.

Bem, eu gostaria de saber quem te influenciou pra ser um escritor?

Tu faz as coisas parecerem q vão pra um caminho e, de repente tudo muda ou vai pra outro... isso é uma assinatura do seu estilo ou um teste de preconceitos?

Como tu cria suas personagens, é um pouco de ti ou pessoas q tu conheceu?

Um coisa legal q eu ouvi de uma excelente escritora qndo perguntaram pra ela o q ela pensa sobre as críticas. Ela disse q isso não muda nada pra ele pq o dever de escrever era algo q um crítico jamais conseguiria entender no caso dele e por isso ela gostava de ser amadora, pra ser livre e fiel a sua arte...

tu vê critica como?

isso inibe sua vontade de escrever?

tu é tímido com seu trabalho?

depois eu pergunto mais!!!


18 fev
Thomé

Vamos lá, Sóter.

Quem me influenciou foram os peixes. Hehe! É verdade. Eu era aquarista e comecei escrevendo textos técnicos para uma revista sobre aquários. Eu era molecão ainda, mas gostei da coisa. Só então comecei a ler livros, e daí vieram outras influências. A primeira, grande, não poderia ser outra: "Moby Dick". Não é peixe, mas... No entanto, nunca nenhum peixe esteve presente em qualquer trabalho meu.

Quanto às mudanças de caminho nos textos: se algum tipo de preconceito é o foco do texto, então não haveria como eu escrever de outra forma, a menos que fosse um texto não artístico. Geralmente eu não sei os caminhos que o texto seguirá. Prefiro assim para não incorrer em imposições a mim e ao leitor. É claro que sempre sei onde quero chegar, mas nunca sei o que me levará a esse final.

As personagens são sempre fruto da situação. Ainda não fui capaz de criar uma que tivesse personalidade suficiente para se tornar o foco da situação e ditar as regras em um texto. Imagino uma situação, e quem nela couber será apenas o fruto dessa situação. É claro que há inspirações em pessoas reais, mas isso é mais pela parte visual, pelo exterior.

Crítica? Não vejo como avaliar meu trabalho sem ela. No entanto, não é ela quem vai me fazer mudar o que pretendo. É legal ouvir porcarias e mandar um "tá bom". Aí a gente senta e faz tudo igualzinho como sempre fez.

A crítica é uma coisa pessoal, e por mais que o cara seja um especialista, o crítico, ele sempre estará preso ao seu momento. Tudo pode ser bom ou ruim, dependendo dos olhos que analisam e do momento pessoal em que ocorre tal análise. Acredito que todo crítico deveria sempre fazer duas críticas sobre o mesmo material em dois momentos pessoais distintos.

Ser tímido quanto ao meu trabalho? De forma alguma.


18 fev
αηα

Thomé, que tal a sua receita favorita? conta ai rs


18 fev
Hugo Brasil

Peixe?
....


18 fev
Hugo Brasil

Lindo isso cara.
...

Se estiver errado avise-me, mas desde a primeira linha, você tinha na cabeça esse final:

" Naquela noite sonhei que eu era pequeno, e quando eu era pequeno eu era enorme."

Lindo isso.


18 fev
Thomé

Ana, qualquer coisa que tenha ostras, mexilhões, carne de siri e champignon aos montes. Haha!

Mas... ó... esperimente fazer um ensopado de bagre com leite de coco e limão (mas tem de ser limão rosa). Coloque bastante pimentão, salcinha e essa tranqueraiada toda. Puuuutz! E muito bom.

Tainha assada também é muito bom, principalmente se estiver enrolada em uma folha de bananeira e assada em fogueira de chão mesmo. Não sei se o sabor é melhor pela folha e pela fogueira ou simplesmente pelo ritual.


18 fev
Thomé

Hugo, quase isso. Eu tinha em mente apenas a primeira linha: "Quando eu era pequeno eu era pequeno", mas lá pelo meio da escrita esse lance de "enorme" já estava meio que decidido.

(Xi! Essa história de "enorme" não vai dar certo.)

Fico feliz que tenha gostado... pelo menos da última linha. Haha!


18 fev
Hugo Brasil

Nada a ver, uma coisa que li hoje.
...

champignon.

....

Todos os cogumelos são comestiveis.

Alguns uma unica vez.


18 fev
Thomé

Hahahahahahahahahahahaha! Com aquele chumbinho pra rato se dá o mesmo.


19 fev
.. .. .Cris R.

Thome
Quanto te conheci há muito tempo, antes de convidá-lo para cá, voce tinha outra namô, e parecia gostar incrivelmente dela, e um dia voce apareceu triste dizendo que tinha acabado. Logo logo voce se recompos e noivou, é possivel amar muito e desamar e amar de novo e mais e mais? Sobra resquicios do antigo? Ou dá para controlar e direcionar a coisa? Se for complicado nao responda.

Temos um amigo em comum, o R., que quer ser artista, escritor e tudo que for possivel ligado à sensibilidade, criatividade e artes, mas sendo um cara agressivo, mordaz e incrivelmente vaidoso e pouco afeito às simplicidades da vida é possivel ele acontecer? Como uma pessoa que nao conhece o mundo-cao, só o lado cor-de-rosa pode dar uma de Bubowski ou de Ziembinski? Terá ele que revirar a lata de lixo que é o mundo e ir fundo para ver a cor da vida, e voce já revisou sua lata?


19 fev
Thomé

Cris, não há complicação nenhuma em responder.

Mas antes... Valeuzaço por ter me convidado a esta comunidade, o pessoal aqui é mó baratão. Até os(o) que não parecem ter atrativos têm. Haha!

Cris, seguinte, o amor, eu acho, nunca acaba, só troca de roupa. Minha ex continua sendo alguém que eu amo, mas não com aquele amor romântico. Me dou muito bem com ela até hoje, e minha noiva também. Sabem a parte do meu coração que cabe a cada uma delas. No entanto, é indiscutível que estou muito mais feliz agora do que antes, porque minha noiva aprendeu a pescar e pegou muito gosto pela coisa. Aliás, ando pensando em evitar levá-la às pescarias, porque ele sempre pega mais peixes do que eu. Haha! Mas eu a amaria com a mesma intensidade mesmo que ela não se interessasse pela pescaria, porque ela é leve e me ajuda a ser também, e por mais um monte de porquês que, no conjunto, são ela.

Quanto ao nosso amigo em comum... Bem... Suponho que ele tenha lá os motivos dele para ser como é. Se ele possui algum charme, aprendi a vê-lo exatamente na agressividade gratuita dele. Haha! Agora, eu não sei te responder se ele pode acontecer. De repente já está acontecendo ao seu modo (se bem que eu tenho certeza que ele espera mais). Mas tenho certeza que haverá algo de muito aproveitável no que ele vier a produzir, desde que aceite sua condição cor-de-rosa. Ninguém entra na lata do lixo por vontade própria a não ser que esta seja a única opção, o que continua invalidando a tal da vontade própria.

A minha lata, esta eu vivo tentando manter limpa, mas é impressionante a quantidade de sujeira que a gente junta e em que tamanha velocidade o fazemos. Eu diria que isso é bom pelo uso do material, mas, sinceramente, gostaria mesmo era de poder ter o luxo de usar coisa mais limpa para me inspirar, mesmo correndo o risco de ser hipócrita. Só vivo bem como estou porque aprendi a ver as coisas como os camaleões.


19 fev
.. .. .Cris R.

Obrigada Thome
Pessoalmente acho que um escritor da pesada tem que ser um observador extremado e com capacidade de transpor e analisar as questões que envolvem a vida, caso contrario sua literatura se torna vazia e sem proposito.

Tenho lido uns caras estrangeiros e modernosos que fala serio, tem alguma coisa errada comigo ou com eles.

Voce acredita que exista um proposito na literatura?


19 fev
L. Gustavo

_

Thomé,
o que que um metaleiro velho escuta? recentemente li um comentário sobre o disco novo do Metallica (banda qual já gostei) e nela o crítico comentou que eles estavam com 18 anos de atraso, afinal a faixa etária do público de metal é de 15, 16 anos...
dá pra "amadurecer" sem virar um bundão?


19 fev
Thomé

Cris, concordo com você, mas, sei lá, viu? São tantas as questões a serem analisadas, e algumas são tão banais, que talvez haja alguma validade até no que é superficial. Até o vazio e a falta de propósito podem render muito material "dus bão", mesmo que seja algum material que só tenha como propósito descer o sarrafo no vazio e na falta de propósito.

Acredito que o propósito primeiro da literatura seja pessoal, além desse, qualquer propósito mais que ela tenha se torna perigoso. De certa forma, os olhos vêem o que o dono deles quer ver, e para qualquer coisa que se escreva ser deturpada é um tirinho.


19 fev
Thomé

Luís, eu ainda não sou velho. Hahah! Mas talvez pro metal eu seja. Parei lá nos W.A.S.P e Rages da vida. Até encarei o Death Metal e fiz minha curta carreira tocando doom-metal, coisa da qual aprendi a gostar ouvindo Candlemass e depois Cathedral. Aí veio aquela onda grunge, e nunca mais as coisas foram as mesmas. O tipo de música que eu gosto de ouvir parou de ser feita e eu, sinceramente, não consegui entender o novo. Falha minha, confesso.

Sobre o disco novo do Metallica, ouvi e achei bom eles pararem de tentar fazer as insanidades que vinham fazendo. Mas não gostei, não. Não é o Metallica de que eu gostava (e eu gostava, e gosto, pra cacete dos primeiros).

Para amadurecer sem virar bundão o cara tem que ser maduro o suficiente para aceitar permanecer verde pro resto da vida. Mas veja bem... Estamos falando de metal de tooooda aquele idéia de não "abrir as pernas" e tal.


19 fev
.. .. .Cris R.

Obrigade de novo Thome
Verdade, Huxley e Castenhada foram longe nessa historia de vivenciar, acho que a literatura nao tem como nao se segmentar.

Tem os bons contadores de historias e tem os admitem mais, veja Andre Gide e Malharme e outros tantos.

Os poetas então nao tem como não cortar uma veia e usar para molhar a pena para escrever.


20 fev
Mens. Obscuro

Thomé.
É verdade que a araia é a mulher do pescador? rs


20 fev
Márcia

Thomé = meio escritor, meio pescador (um pouco pálido, né?) + um joelho bichado + às vezes tem cheiro de peixe (será que não é por isso que é viciado em dipirona?) + é velho pra ser roqueiro (com 34?) + quer morar em Cananéia + roteirista de curtas + gosta de sabonete no cabelo + revisa textos + come peixe cru + se a foto não for fake, é bonito de se ver (ainda mais com esses olhos!) + sabe levar a vida do jeito que quer + domina materiais de pesca ...

Antes de ser escritor, você vivia de forma menos interessante, ou sua vida tornou-se criativa depois que você começou a escrever?

Você poderia falar um pouco sobre o que mais gosta de escrever?

(você tem perfil de protagonista de um romance policial... se eu usar essa idéia, um dia você vai saber...)


20 fev
Thomé

Mens, não sei de que arraia cê tá falando, muito menos de que pescador. Haha!


20 fev
Thomé

Márcia, antes de me meter a escrever eu era músico... e pescava. Haha! Ah! Saudades desse tempo, viu? E eu era mais porra louca. Agora ando mais preocupado com banalidades do que o usual. Cananéia tem a função de me devolver ao mundo dos que até babam quando dormem, coisa que eu não faço há anos e da qual sinto muito falta.

Protagonista de um romace policial? Vixi! Cê você acha mesmo isso, sinta-se à vontade para me usar em sua idéia. Haha! E obrigado pelo elogio. A foto não é fake, mas nela pareço algo que não eu. Haha!



20 fev
Hugo Brasil

Mulheres.
...

Usam, ou entendem apenas a fachada.

A estampa.

Não todas claro, mas uma grande maioria.

"Tenho um grande amigo que trabalha com comércio exterior."

Quando disse essa frase, para umas tolas, aqui em São Paulo, fui procurado por muitas.

Expliquei, que o comercio exterior, se aplica aos camêlos, às pessoas que trabalham na rua, (exterior) vendem DVD pirata.

Fui chamado de bobo, e perdi algumas amigas.

Não fiquei sentido, não preciso de idiotas perto de mim.


20 fev
.. .. .Cris R.

Concordo. O Tome e o Hugão são muito mais de uma fina estampa. Vou ser chamada de superficial. Azar, devo ser mesmo.


21 fev
Márcia

Valeu, Thomé : )


21 fev
Hugo Brasil

Valeu mesmo.
....

Plagiando o Sóter:

Tu escreve bem prá caralho!!!!!!!

Abs.


21 fev
Thomé

Márcia, deixei uma pergunta sua sem resposta, né? Me desculpe. Deve ser a cerveja. haha!

Gosto mesmo de escrever textos longos, romances, mas nem sempre a gente pode fazer somente aquilo que quer, né? Roteiros, apesar de legais, não permitem muita literaliedade, mas gosto de ver a historinha se tranformar em imagens.

Estou trabalhando em um romance novo, mas no meio do processo paro para escrever um conto ou outro, que de vez em quando me garante um rendimento rápido.

Por motivos diferentes, cada coisa tem lá seu encanto.


21 fev
Thomé

Opa, Hugo. Valeuzaço, cara!

Cris, sei bem que você não é nada superficial.


21 fev
Helena

Thomé,

no blog "Cadê o Revisor?" de Pablo Vilela, encontrei a seguinte lista de Resoluções Literárias:

»A menina que roubava livros – Markus Zusak (a Cássia indicou e não vejo a hora de ler)

»Ensaio sobre a cegueira – José Saramago (a Laís disse que é imperdível)

»Como os irlandeses salvaram a civilização – Thomas Cahill (antes que Edu tome de volta)

»Don Quijote de la Mancha – Miguel de Cervantes

»Rayuela – Julio Cortázar (sempre quis ler ambos no original)

»A pequena vendedora de prosa – Daniel Pennac (terceiro e mais esperado da coleção)

»Cabeça tubarão – Steven Hall (a crítica do Celso não foi positiva, mas deixou-me curioso)

»Grande sertão: veredas – Guimarães Rosa

»Os Lusíadas – Luís de Camões (hora de ler, com mais experiência, os dois cânones)

»Até o fim do dia – Thomé de Oliveira (até o fim do ano hei de ler o livro do Àlles)

A pergunta que te vou fazer, não a faria se tivesse notado em ti, tiques de vaidoso, convencido e pretencioso, mas como sempre me pareceste um gajo extremamente honesto, verdadeiro e assumido, pergunto-te:

Como sentes "essa coisa" de aparecer numa lista, onde figuram nomes como: José Saramago, Miguel de Cervantes, Julio Cortazar, Camões...?

Isso é algo que se torna exigente, para a tua pessoa? É um peso, para além de ser uma honra?


21 fev
Thomé

Helena, figurar entre os caras que são os graaaandes caras me envaideceria se o Pablo, dono do blog, não fosse um meu conhecido. Hahah! Ele comprou meu livro direto de minhas mãos, mas acho que até hoje ainda não leu. Salafrário!

Mas, vá lá, ainda tenho muitos anos para manter a esperança de entrar verdadeiramente em muitas listas, desde que sejam pessoais.



21 fev
Helena

Thomé, acho que já uma vez te perguntei, mas volto a perguntar, como eu faço para comprar o teu livro? Nunca comprei porra nenhuma pela internet. Aliás, não sou nada consumista, mas livros, gosto deles em papel, para poder levar para a cama. (Não é um fetiche! É costume enraizado), como faço, então?


22 fev
Thomé

Helena, se você já havia perguntado e eu não respondi, me perdoe, realmente não vi.

Vou responder a essa lá no seu orkut, senão fica parecendo propaganda aqui, né? Tudo bem?


22 fev
Helena

Mais perguntas:
» Sabes fazer peixe fumado?

*Uma vez vi um jovem, Brasileiro, fumando um peixe que ele mesmo pescou, numa quente noite de luar, numa das prais do Guincho. Ele deu-me a provar e era delicioso. Vi que enterrava o peixe na arreia, misturado com umas ervas, mas não consegui captar a receita.

*Aquela chamada paz de espirito, que a pesca te oferece, parece-me diretamente relacionada com essa tua maneira de estar na vida, algo desprendida de piquinhíces que só nos atrapalham e nos deixam vulneráveis.

A pergunta é:

»Sentes que essa próximidade com a Natureza, te deixa mais leve e te permite um melhor relacionamento com a tua pessoa e em consequência, com os outros, também?

Como tive oportunidade de te dizer, logo que conheci o teu trabalho "Curta Química e Natureza", considerei do maior interesse, todo o Projeto. A pergunta que quero fazer é a seguinte:

» Nessa interação com os jovens adolescentes, o que sentes que mais enriqueceu, tanto a ti, como a eles. O que eles te trouxeram de novo, a acrescentar à tua vivência de homem adulto?


22 fev
Thomé

Helena, eu nunca fiz, mas já comi. Mas não tinha ervas, não. O cara só enrolou numa folha lá e esperou. Nem sal tinha, mas ficou bom pacas.

Bem, a proximidade com a Natureza só me mostra que tanto faz a vida ser humana ou não. Me assento em paz comigo mesmo ao perceber que sou só alguma coisa a mais que está por aqui. Isso faz bem a mim na medida em que não espero muito da vida além daquilo que eu me esforce para ir atrás, e faz bem aos meus próximos porque é certo que não espero nada deles além de serem o que são. Me esforço um bocado para passar por aqui sem ser um estorvo a quel quer que seja.

Sobre o Curta Química e Natureza... Ahhh! Esse projeto me devolveu uma certa crença. Eu achava que ações de terceiros pouco faziam além de tapar buracos. Agora acredito que diferença está em trocar experiências. Não me lembro de um momento de maior satisfação do que o dia em que, no primeiro ano do projeto, na primeira mostra dos filmes, umas das alunas que teve a redação selecionada pegou um papel que um cara tinha jogado no chão e o jogou no lixo. Para que alguém entenda a dimensão desse ato simples seria necessário conhecer a realidade desse pessoal com quem trabalhamos.

Outra coisa legal foi receber, semana passada, a ligação de um dos alunos me perguntando que caminhos ele deveria seguir para se tornar um roteirista. Puuuuutz! Esse garoto era um daqueles adolescentes problemáticos, sabe? Porra! Tô mó feliz por ele, e vou dar uma ajudona pra esse guri.

Me tornei um pessoa melhor, eu acho, pois voltei a acreditar que as pessoas não são de todo mal. Tô aprendendo muito mais do que ensinando.




0 comentários: